domingo, 22 de julho de 2012

A seleção cultural dos conteúdos/Educação Integral


 
 O que ensinamos na escola?
Que cultura pretendemos servir,ou melhor conhecer,difundir,analisar,levar em conta?
Não podemos esquecer que a escola tem papel social,cultural e político muito fortes na formação da sociedade.Sabemos que uma das finalidades que a escola pretende desenvolver é a de preparar os alunos para serem cidadãos ativos e críticos,democráticos e solidários para atuar numa sociedade que seja igualmente democrática e solidária.
Mas como preparar alunos inteligentes,reflexivos e atuantes com o modelo de cultura  currícular que temos?
Na educação integral este desafio é ainda maior.Temos o aluno em tempo integral na escola,mas o conteúdo que desenvolvemos, consegue proporcionar esta integralidade?
Segundo Santomé,1998:"...um projeto curricular emancipador destinado aos membros de uma sociedade democrática e progressista,além de especificar os princípios de procedimento que permitem compreender a natureza construtiva do conhecimento e sugerir processos de ensino e aprendizagem em consonância com os mesmos,também deve necessariamente propor metas educacionais e blocos de conteúdos culturais que possam contribuir da melhor maneira possível com uma socialização crítica dos indivíduos."
Aqui o corpo docente tem papel decisivo buscando uma reconstrução reflexiva e crítica da realidade.
Não podemos deixar de dar a devida consideração as perspectivas das classes sociais,gênero,sexualidade etnia e diversidade cultural destes indivíduos ao qual trabalhamos.


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