sábado, 13 de outubro de 2012

Interdisciplinaridade e disciplinas escolares

  Assim como no sistema de produção, a educação é organizada de forma fragmentada e desarticulada.Cada professor é um especialista numa parte do currículo.Isto reflete a própria cisão histórica das atividades humanas e do modelo de sociedade ao qual fazemos parte.
  Desta forma a interdisciplinaridade pode ser uma alternativa de integrar e organizar o currículo.Não falamos em dispensar as disciplinas ou de recriá-las. Nem tão pouco de se  ter a pretensão de criar novos saberes,mas de utilizar os conhecimentos das várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. A interdisciplinaridade traz uma possibilidade de quebrar com o conhecimento parcelado,compartimentalizado em que se encontram as disciplinas,proporcionando um trabalho integrado de interpretação do mundo. 
  Para proporcionar uma nova organização escolar e principalmente na educação integral, é necessário garantir espaço para um planejamento em equipe, fortalecendo e ampliando as possibilidades de trabalho em busca de uma formação integral do sujeito. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário