quinta-feira, 21 de junho de 2012

Análise Curricular do Filme: Escritores da Liberdade



Assistindo ao filme "Escritores da Liberdade" reportei-me à leitura do texto de Candau e Moreira. Cito como entendimento de currículo "...experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes."(p.18).
 Neste texto é colocado a importância de o conhecimento escolar ser relevante, significativo e chama a atenção para a sublime ação do currículo oculto formando relações, regras e práticas na educação. Isto é expresso no filme, quando segrega um grupo definindo julgamentos e práticas do sistema educacional.
 O filme mostrou questões exploradas também no texto de Sacristan, como: Pluralismo social, cultura compartilhada, mudanças sociais, subjetividade, experiência e saber.
  "A cultura oficial dos currículos e o tempo ocupado pela atividade educativa tem que interromper o sentido acadêmico dominante da cultura curricularizada para proporcionar um espaço para o desfrutamento dessa cultura lúdica." (p.56)
  O filme lembrou-me a fala irônica de uma visitante à escola onde trabalho, quando a diretora expunha de forma entusiasta o trabalho desenvolvido por nós com relação a Educação Integral: "Pessoas desse tipo devem ser exoneradas, são um mal exemplo."


  Referência bibliográfica:

  GIMENO SACRISTAN, J. Escolarização e cultura: a dupla determinação. IN: Silva, L.E.da; Azevedo, J. C.; Santos, E. S. dos. (Orgs). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto alegre: Sulina, 1996.

  MOREIRA, A.F; CANDAU, V.M. Indagações sobre currículo: currículo,conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

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