quinta-feira, 26 de julho de 2012

Conhecimento escolar e Educação Integral


Quando pensamos em currículo escolar surgem ideias como:
-conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
-processos de avaliação;
-procedimentos/metodologia;
-objetivos a serem alcançados;
-planejamento;
-experiências de aprendizagem.
Podemos dizer que para o professor em primeira instância,o currículo é o conhecimento escolar e para os alunos é vivência.
Somos sujeitos históricos e sociais,portanto precisamos garantir através da escola a apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos.Sabemos que o conhecimento não é neutro,por isso precisamos definir o que é relevante e qual caminho percorrer.Se queremos formar sujeitos autônomos,críticos e criativos,capazes de compreender o momento histórico em que estamos situados;sujeitos capazes de atuar em seu cotidiano e de participar de forma ativa na transformação social do ambiente em que vivem,precisaremos então, trabalhar com conteúdos e atividades que contribuam para desenvolver níveis mais elevados de pensamento.Pois é preciso criticar e transcender suas experiências refletindo sobre o ambiente mais próximo e sobre a sociedade em geral, saindo do conformismo que vem sendo aplicado através do currículo oculto.
Para tanto, é necessário discutir os fins da Educação Integral,juízo de valor,comprometimento social e considerar o interesse e a participação dos sujeitos que fazem parte desse processo.

Referência bibliográfica:
MOREIRA,A.F.B.& KRAMER,S.Contemporaneidade,educação e tecnologia. Educação e Sociedade,v.28,n100,p.1037-1057,2007
MOREIRA.A.F; CANDAU,V. M. Indagações sobre currículo:currículo,conhecimento e cultura.Brasília:Ministério da Educação,Secretaria da Educação Básica,2007

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